Visando garantir mais conforto para moradores e turistas que utilizam a orla de Praia Grande, a Prefeitura já iniciou na noite de sexta-feira (15) ao esquema especial de limpeza e manutenção nos 24 km de faixa de areia e calçadão. A ação seguirá até 28 de janeiro com a ampliação no número de funcionários e maquinários que realizam o serviço no local, além de colocação de novas caçambas para o descarte de lixo.

O trabalho será realizado por equipe de aproximadamente 300 funcionários e aproximadamente 15 máquinas e 20 caminhões, trabalhando exclusivamente para a limpeza da praia. Pelo menos 80 servidores farão a limpeza do calçadão, divididos por equipes. Além disso, já foram instaladas na orla caçambas de 1000 litros, com uma distância aproximada de 100 metros entre elas.

Os demais funcionários serão responsáveis pela limpeza da faixa de areia, além de vias arredores com grande fluxo de pessoas, como a Avenida Marechal Mallet, Avenida Presidente Costa e Silva, Rua Dr Vicente de Carvalho e Avenida dos Sindicatos.

Para realizar o trabalho de forma ágil, a manutenção é setorizada e é feita pela Divisão de Limpeza da Orla (Regional 2) no trecho Canto do Forte/Mirim, e pela Divisão de Manutenção de Vias (Regional 4) no restante da praia, no trecho Maracanã/Solemar. As equipes são divididas em três: a de limpeza do calçadão, a que realiza o serviço na faixa de areia e funcionários que trabalham no apoio do serviço (entre setores administrativos, motoristas, ajudantes de caminhão e coletores de lixo recolhidos na orla).

O secretário de Serviços Urbanos, Katsu Yonamine, toda a ação não afetará os serviços de manutenções e limpeza realizados por toda Cidade, que continuarão sendo realizados normalmente. “Porém para conservar a limpeza em todos os lugares contamos com a ajuda dos moradores e turistas. Na faixa de areia, por exemplo, uma garrafa quebrada torna-se uma armadilha quase invisível para todos. Toda Cidade, especialmente a orla e calçadão, conta com lixeiras, é só colocar seu lixo nestes locais”, explicou.

Quantidade – Durante a manutenção é recolhida por mês somente na limpeza da orla (areia e calçadão) uma média de 924.572 kg de lixo. Durante as festas de final de ano esse número aumenta consideravelmente, especialmente na virada de ano, quando a Cidade chega a receber até 1 milhão de turistas. Para se ter uma ideia, somente na noite do Réveillon 2017 (durante a limpeza feita da 1 às 10 horas) foram recolhidas 300 toneladas de lixo na faixa de areia e calçadão da orla. Ou seja, durante uma única noite foi coletado aproximadamente 33% do total mensal.

Publicado em Meio Ambiente