Jefferson Matheus Duarte, de 7 anos, morreu após ser cortado por linha cortante de pipa

Pipa com linha cortante caiu em rua próxima onde a vítima e amigos estavam brincando e eles correram para pegar.

Um menino de apenas sete anos de idade morreu após ser atingido no pescoço por uma linha de pipa com cerol, no início da noite desta sexta-feira(22) em Santos, no litoral do Estado de São Paulo. A linha, impregnada com cola e material cortante, produziu um corte profundo e atingiu a traqueia da criança. O garoto, Jefferson Matheus Duarte, chegou a ser levado a um pronto-socorro, mas não resistiu à gravidade do ferimento. Até a manhã deste sábado, 23, o dono da linha não havia sido identificado pela polícia.

De acordo com a Polícia Civil, o garoto e alguns colegas estavam na rua Mestre Tomás, no bairro Rádio Clube, zona norte da cidade, quando viram uma pipa caindo e correram na direção do objeto com o intuito de brincar. Com a queda, a linha ficou estendida sobre a rua e enroscou num carro que transitava pelo local. Puxada pelo carro, a linha esticou e atingiu o pescoço de Jefferson. Ele caiu e moradores da rua acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele foi levado ao Pronto-Socorro da Zona Noroeste, mas sofreu uma parada cardíaca e veio a falecer.

Lei proíbe

No Estado de São Paulo, a Lei 10.017/98 proíbe a fabricação e a comercialização da mistura de cola e vidro moído utilizada nas linhas para pipas.

Exemplificando melhor, legalmente o infrator poderá ser enquadrado nos crimes de lesão previstos no Código Penal Brasileiro (quem solta pipa com linha de cerol em local onde expõe ao perigo iminente a vida ou a integridade de outrem). O infrator (ou responsável legal) poderá ser preso e condenado a pena de três meses a 1 ano (vide artigo 132 do Código Penal).

Se por força da lesão corporal determinada pelo uso do cerol em linhas de pipa, a vítima vier a falecer, o infrator (ou responsável legal) poderá ser condenado a pena de 4 a 12 anos de prisão.

Publicado em Policial, Região - Litoral Sul