O Espírito Olímpico mora aqui: final de semana com futebol amador na Praia Grande

0
599

Desde sempre, o esporte é associado com solidariedade, companheirismo e união. E se existe uma modalidade onde a gente pode observar esses valores bem de perto, é o futebol. Existe uma beleza sem igual no futebol amador, de várzea, que é jogado nos finais de semana por times compostos por moradores, por gente que trabalha e tem fôlego para correr atrás da bola e ainda dar espetáculo de organização. Em Praia Grande (SP), nesse final de semana, aconteceram mais duas etapas de eventos relacionados ao futebol amador: no sábado, aconteceu o XXIII Campeonato Paulista de Futebol entre Guardas Civis Municipais, onde oito times participam; e no domingo, foi a vez do Campeonato de Futebol Conectar, com mais de 30 times e cerca de 800 participantes envolvidos.

O jogo de sábado, valendo pelo Campeonato da GCM, aconteceu no campo Magic Paula, no bairro Antártica, disputado entre os times da GCM de Embu das Artes e a GCM de Praia Grande. Enquanto do lado de fora do campo era possível ver a criançada – como o Lucas, o Bruno, o Vinícius e o Bruno Futebol Amador – aproveitando o dia de sol e torcendo por seus pais e vizinhos que jogavam; ou mesmo ver o bebê Enzo Gabriel ensaiando os primeiros dribles com o seu pai AlmirFutebol Amador, dentro do campo a partida era disputada lance a lance, e foi arbitrada pelo trio Thamires Jesus da Silva (árbitra), e as assistentes Michele e Júlia. A GCM Praia Grande comemorou mais uma vitória (4X0) e joga novamente no município no próximo dia 27/08, no campo do Real Esporte Clube (no bairro Jardim Real). O GCM de Praia Grande Adriano Roberto Lopes, conhecido como PixoxóFutebol Amador, salienta a importância do campeonato para todos os guardas civis e o papel do esporte enquanto forma de integrar tanto os guardas quanto a própria comunidade, estreitando laços e criando vínculos.

Já no domingo, foram os dois jogos das oitavas de final do Campeonato Conectar, que aconteceram no Jardim Real, no campo do Real Esporte Clube. E vale abrir um parênteses para sabermos as histórias que existem por detrás dos clubes e dos times, pois muitas delas mostram que não são somente jogos sendo realizados; mas, sim, exemplos de amor ao esporte e ao voluntariado: o Real, por exemplo, está ampliando suas dependências com a construção de vestiários, cozinha, lavanderia, tudo realizado com o empenho do presidente, o ‘Seu’ Cláudio, e da diretoria que tem realizado eventos para arrecadar dinheiro e comprarem materiais, e que vem construindo esses novos espaços através de mutirõesFutebol Amador

Moradores, associados e famílias inteiras compareceram aos jogos, prestigiando as equipes, dando o tom e a cor do que deveria sempre estar presente e jamais ser perdido: a alegria do futebolFutebol Amador.

Tanto no Magic Paula quanto no Real, são mantidas escolinhas de futebol que funcionam durante a semana; e nos finais de semana, os campos recentemente reformados, servem a jogos e campeonatos organizados pela comunidade.

Aonde mora o Espírito Olímpico? Com toda a certeza, mora junto a cada um que organiza, pratica, divulga e difunde o esporte enquanto um meio de integrar e promover o lazer, a saúde e a solidariedade. Parabéns a todos que vivenciam diariamente o prazer da prática esportiva, e mantém acesa essa chama!

Resultados das Oitavas de Final do Campeonato Conectar:

-Campo Real

Palmeirinhas 02 X 01 Metropolitano

Sesc 02 X 02 Vila Mirim (decidido nos pênaltis: Sesc 04 X 02 Vila Mirim)

-Campo Folha Verde

Folha Verde 01 X 01 Três Cores (decidido nos pênaltis: Três Cores 04 X 01 Folha Verde)

Cesac 01 X 0 Juventus

-Campo do Praia Grande

Guetto 0 X 0 Estrela do Norte (decidido nos pênaltis Guetto 04 X 03 Estrela do Norte)

Galo de Ouro 04 X 0 Panelinha

-Campo do Cesac

Fúria 01 X 01 Liberdade (decidido nos pênaltis Fúria 04 X 01 Liberdade)

2 Toques 01 x 01 Malaga (decidido nos pênaltis 2 Toques 06 X 05 Malaga)

Published in Esportes